Especialidades /

Nosso melhor

Cardiologia Clínica

A cardiologia compreende a especialidade médica responsável pelo cuidado e tratamento das desordens do coração e dos vasos sanguíneos. Responsável pela prevenção de doença cardiovascular, prescrição do exercício físico adequado, reabilitação cardíaca, avaliação pré-operatória, hipertensão arterial sistêmica (pressão alta), dislipidemias (colesterol alto), arritmias, doença valvular, doença da aorta, sopros, cardiopatias estruturais, insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana (angina/infarto) e controle de fatores de risco (obesidade/tabagismo/sedentarismo). Os principais sinais e sintomas das doenças cardíacas são: dor no peito, dispnéia (falta de ar), palpitações (batimentos cardíacos alterados), elevação da pressão arterial, cansaço e síncope (desmaio).
CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA: Diagnostica e trata doenças das coronárias, válvulas e malformações congênitas do coração com o mínimo de trauma possível para o paciente, por meio de pequenos orifícios na pele que dão acesso a vasos que se comunicam com o coração, diminuindo complicações e o tempo de recuperação. Possuímos Hemodinamicista que analisa a circulação sanguínea do coração através de exames para diagnosticar e tratar doenças com maior segurança e com técnicas menos invasivas. Equipamentos modernos de Hemodinâmica permitem que os médicos vejam em alta resolução e em tempo real a circulação sanguínea. Outra técnica utilizada na cardiologia intervencionista é a angioplastia, que é a desobstrução dos vasos. Ao detectar uma obstrução esta pode ser dilatada com um balão e implante de uma prótese metálica (Stent), que mantém o vaso desobstruído.

Exames e Procedimentos

Consulta Médica

É através da consulta médica que o médico possibilita a prevenção, diagnóstico e tratamento. Identificar estratégias preventivas, avaliar e buscar origem dos sintomas e acompanhar pacientes portadores de doenças cardiovasculares.

Check-Up

Avaliação de pacientes assintomáticos, análise dos fatores de risco utilizando tanto marcadores bioquímicos quanto exames cardiológicos complementares, visando estratificar o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares e como prevení-las.

Avaliação pré-operatória

A avaliação pré-operatória consiste na consulta que visa estratificar o risco de possíveis complicações cardiovasculares no trans e pós operatórios de cirurgias não cardíacas, possibilitando criar estratégias para minimizar tal risco de acordo com o procedimento proposto.

Eletrocardiograma

Este exame é realizado no repouso, onde é acompanhado a atividade elétrica do coraçõo, permitindo ao cardiologista diagnosticar arritmias, bloqueios, infarto do coração entre outras disfunções. Apesar de simples, é um exame muito importante.

Holter Digital - 24h

Método completo e moderno, aparelho portátil que permite avaliar os batimentos cardíacos do paciente durante 24 horas, é um mini gravador digital que permite ao médico cardiologista diagnosticar arritmias, bloqueios e até isquemia silenciosa.

M.A.P.A e M.R.P.A

Exames gráficos que utilizam medidores automáticos de pressão arterial fazendo um monitoramento da pressão por 24 horas ou 3 dias. Servem para confirmar ou descartar o diagnóstico de hipertensão arterial bem como para avaliar a eficácia do tratamento anti-hipertensivo utilizado.

Teste Ergométrico

Mede a frequência, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros parâmetros cardiológicos durante um esforço físico gradualmente crescente feito por caminhar ou correr numa esteira rolante. Capaz de detectar vários tipos de alterações e anomalidades.

Looper - Monitor 7 dias

Realiza a gravação de eletrocardiograma digital em 1 único canal por alguns minutos sempre que o gravador é acionado. Pode registrar dezenas de eventos em 7 dias. Diagnóstico de arritmias cujos sintomas não acontecem diariamente.

Hemodinâmica

Procedimentos: angioplastia coronariana, aorta abdominal, periférica, carótidas e membros inferiores. Arteriografia, cateterismo cardíaco. Realiza correções de: aneurisma, comunicação interatrial (CIA), comunicação interventricular (CIV) e forame oval patente.

Angioplastia

A Angiolplastia é um procedimento que usa um sistema muito parecido com o cateterismo. Através dele é possível tratar vários tipos de obstruções das artérias coronárias, permitindo que o sangue volte a fluir livremente. E assim evitando uma cirurgia cardíaca de ponte de safena.